Imagens

Engenhos do Brasil Colonial



engenho1
geocites.com
O engenho foi, notadamente no Brasil Colônia, uma espécie de microcosmos (pequeno mundo), pois tudo girava em seu entorno. A economia açucareira, a vida política e o poder de mando, a cultura e a sociedade.
Nas maõs do senhor de engenho concentrava-se o poder. Todos deviam-lhe obediência e respeito, pois o mesmo tinha inclusive poder de vida e morte. A rebeldia e a desobediência de escravos e até de filhos era punida com castigos severos, violência e até a morte.
Nesta imagem é possível ver no centro a casa grande: moradia do senhor e sua família, invariavelmente composta por um grande número de pessoas. Além do casal e dos filhos, muitas vezes pais ou sogros, ou tios, além de sobrinhos habitavam o referido espaço formando deste modo uma grande família. esta ocupava a parte principal da costrução. O porão funcionava como uma grande despensa para guardar mantimentos produzidos ali mesmo, raramente adquirido. o sótão estava reservado aos escravos doméstiicos: mucamas, amas-de leite, lavadeiras, cozinheiras. Uma grande sala ocupava a parte da frente e era destinada a visitas quando assim houvesse. Espaço este não frequentado pelas mulheres da casa quando da chegada ou presença de algum visitante não conhecido ou considerado íntimo.

engenho2
colegiosaofrancisco.com
Para facilitar a vigilância dos escravos, próximo à casa-grande ficava a senzala, habitação dos escravos. Havia igualmente uma capela onde realizavam-se as cerimônias de casamentos, batizados, missas, tanto para o habitantes do engenho quanto para os morados próximos, tendo em vista que muitas vezes era a única igreja em um raio de muitos quiômetros.
O engenho propriamente dito era o centro de toda produção açucareira e compunha-se de de moenda, caldeira, casa de purgar.
Para garantir a subsistência havia ainda horta, pomar, lavoura de gêneros alimentícios onde culltivava-se principalmente mandioca, milho, feijão, girimum(abóbora) e obviamente grandes extensões de cana-de-açúcar.
(Para saber mais pesquise em sugestões de sites)


Castelos Feudais e feudos

A forma de organização política, econoômica, social e culturas que prevaleceu na Europa entre os séculos V e XV recebu a denominação de feudalismo. Em torno do castelo do senhor feudal havia a aldeia haviam instalações do moinho, forno e lagar(local onde moía-se as uvas para o fabrico do vinho), as moradias dos servos e do sacerdote. A produção era essencialmente agrária e voltada para a subsistência. toda a produção, inclusive a artesanal era de responsabilidade dos servos, os quais pagavam pesados tributos para poder cultivar nas terras do senhor: talha, corvéia, banalidades, capitação, taxa de casamento, mão-morta, além do dízimo pago à Igreja.

castelofeudal1
sss
feudo1 feudo2 feudo3